Câncer de Mama. Saiba como evitar essa doença.

23/10/2018

O Outubro Rosa é um convite à Prevenção e ao Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, pois ele aumenta as possibilidades de cura e de controle da doença. É um Movimento que busca também ampliar os esclarecimentos e informações sobre esse tipo de tumor. Por isso, queremos compartilhar com você diversas orientações do médico ginecologista e obstetra Aldemar Ferreira Maciel Pereira, a fim de reduzir as chances de desenvolver a doença. Fique por dentro também das causas e dos sinais desse tipo de câncer.

 

Antes de mais nada é importante lembrar que o Câncer de Mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras, representando em torno de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê mais de 66 mil novos casos da doença em mulheres, no Brasil, ainda em 2020. Logo, os cuidados para prevenir esse problema devem ser tomados de forma regular e precisa.

 

PREVENÇÃO

 

De acordo com Dr. Aldemar, a prática de atividade física frequente, a alimentação saudável, e a manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a um menor risco de desenvolver Câncer de Mama. “Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. E o que muitas mulheres não sabem ainda, é que a amamentação também é considerada um fator protetor. Ajuda na prevenção da doença”, ressalta o ginecologista.

 

Ele também alerta para a importância de fazer o exame de Mamografia, anualmente, e o autoexame das mamas, uma vez ao mês. “No caso do autoexame, a melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é fazer o exame num mesmo dia de cada mês.”

 

Além disso, é imprescindível que a mulher passe por consulta ginecológica uma vez ao ano. 

 

RISCOS

 

Não há uma causa única para o Câncer de Mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. O risco aumenta entre aquelas que possuem mais de 40 anos, passaram por reposição hormonal e/ou não possuem estilo de vida saudável. Mulheres mais novas estão sujeitas a ter a doença, no entanto, não estão no grupo de risco. Ter casos desse tipo de câncer na família também não é o principal fator de desenvolvimento.

 

“A maioria dos tumores de mama (90 a 95%) é causada por mutações genéticas não hereditárias. Ou seja, estão associadas a fatores ambientais e reprodutivos. Por exemplo, ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa, e exposição à radiação ionizante”, esclarece Dr. Aldemar.

 

SINAIS e SINTOMAS

 

Os principais sinais e sintomas da doença são:

 

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
  • Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

 

Caso perceba um desses sinais procure orientação médica.

 


 

Neste mês de outubro a Policlínica Capão Raso, alinhada ao Movimento UMA, promove ações de conscientização sobre o Câncer de Mama, e também oferece desconto de 30% para quem possui o Cartão Cliente VIP, na consulta com ginecologista, para exame de Mamografia e Papanicolau.

 

Ainda não tem nosso cartão? Faça agora mesmo ou no momento da consulta. É rápido, prático e você já começa a receber os descontos e outros benefícios. CLIQUE AQUI! 

Comentários em: Câncer de Mama. Saiba como evitar essa doença.
Comentar


Leia mais
Há 35 anos cuidando de você

Este ano é especial para nós, estamos completando 35 anos!

LEIA MAIS
Presenteie quem você ama

Neste mês especial das mães cuide de quem sempre cuidou de você.

LEIA MAIS
Caminhada Outubro Rosa 2019 - Grupo Mulheres do Brasil/Curitiba

CAMINHADA OUTUBRO ROSA 2019 do Grupo Mulheres do Brasil núcleo Curitiba/PR

LEIA MAIS
×

Orçamento





×